CMEC de Sumaré é lançado para apoiar empreendedoras

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) de Sumaré foi lançado pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (ACIAS) em 28 de outubro de 2026. A iniciativa tem como objetivo apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade.

O lançamento ocorreu durante um café promovido pela ACIAS em apoio à Campanha Outubro Rosa. Segundo informações da entidade, o CMEC integra uma rede presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Empreendedoras de diferentes segmentos e instituições do terceiro setor participaram do evento realizado na sede da ACIAS, em Sumaré, no interior de São Paulo. A presidente da associação, Selma Koshoji, afirmou que o conselho será um novo serviço oferecido pela entidade.

A iniciativa reúne ações voltadas à articulação e ao apoio a negócios liderados por mulheres, além de abordar a economia criativa. O processo de organização do conselho e as formas de participação também foram apresentados no encontro.

Lançamento do CMEC e apoio ao empreendedorismo feminino em Sumaré

O CMEC de Sumaré está ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e à Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), conforme informações do conselho. Essas entidades integram a estrutura de articulação do programa.



Entre as iniciativas oferecidas pelo conselho estão oportunidades de networking, mentorias, cursos e representatividade para negócios femininos. As atividades são voltadas a mulheres empreendedoras e também abrangem a economia criativa.

De acordo com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, o Brasil tem mais de 10 milhões de mulheres à frente de negócios. Selma Koshoji, presidente da ACIAS, afirmou que a iniciativa pretende contribuir com mulheres que empreendem, cuidam da família e participam de causas sociais no município.

Atuação do conselho e próximos passos para sua formalização

Após a apresentação sobre o funcionamento do CMEC, as empreendedoras presentes na ACIAS puderam apresentar e divulgar seus negócios e serviços. O encontro reuniu mulheres de diferentes segmentos e representantes de instituições do terceiro setor.

Para formalizar a criação do conselho, o próximo passo previsto é definir os nomes das mulheres que irão compor a diretoria do Conselho. A referência não informa uma data para essa definição.

A participação é aberta às mulheres interessadas, desde que sejam associadas à ACIAS. A associação é a condição informada para fazer parte do CMEC de Sumaré.



Deixe um comentário